sábado, 13 de abril de 2013

Ilhas de Calor: O que são e como agem?

Com o grande destaque que vem sendo dado ao aquecimento global e todas as suas conseqüências, uma delas que surge ainda um pouco que desconhecida pela maioria da população são as Ilhas de Calor, um fenômeno climático que eleva a temperatura média das cidades que possuem um elevado grau de urbanização, ou seja, aquelas que são os grandes centros urbanos, que possuem um grande parque industrial, uma grande frota de automóveis e meio de transportes poluentes. Nas cidades que sofrem do fenômeno das Ilhas de Calor vários fatores são contribuintes para o aumento da temperatura, como o asfalto das vias urbanas, concreto dos edifícios, e ate mesmo as telhas das casas, isso acontece porque todos os materiais que compõem esses objetos têm uma elevada absorção de calor.

Esquema de Formação das Ilhas de Calor


Para entender melhor este fenômeno climático, é só olharmos a cidade de São Paulo que é considerada uma das maiores ilhas de calor do mundo. Como esta cidade tem grande concentração de ruas, avenidas, prédios e casas ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média se relacionada à de outros municípios da região. 

A falta de área com arvores nas cidades também tem bastante influencia na geração das Ilhas de Calor, uma vez que as arvores reduzem de forma muito grande a emissão dos raios solares. Quem mais sofre com isso lógico que é o planeta, que a cada dia que passa vai aumentando mais e mais sua temperatura, mas as pessoas de modo geral também sofrem por se sentirem incomodadas com uma temperatura acima do normal, algumas pessoas sentem desconfortáveis, se estressam facilmente e adquirem problemas de saúde cedo. Portanto seria mais fácil adotar praticas e tomar algumas medidas para que a população venha ter uma boa qualidade de vida, por exemplo: a criação de parques e preservação de áreas verdes, plantio de árvores nos grandes centros urbanos e a luta contra o desmatamento de áreas com uma grande quantidade de mata verde.


Nenhum comentário:

Postar um comentário